Prefeitura de Senhor do Bonfim traz uma reflexão através de atividades desenvolvidas com idosas sobre a Consciência Negra e Envelhecimento

A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CRAS de Igara, com apoio da técnica Assistente Social Neuseildes do Vale, promoveu uma roda de conversa com os idosos do SCFV, com o objetivo de transmitir informações sobre os direitos, as formas de preconceito e discriminação, bem como fortalecer a luta pelo combate a esses males. A atividade coletiva intitulada "Consciência Negra e o Envelhecer do corpo negro", foi alusiva ao dia 20 de novembro, que é definido desde 1971 como o Dia da Consciência Negra. Falar sobre o envelhecimento de pessoas NEGRAS no Brasil é indissociável, considerando o racismo e, consequentemente, as desigualdades sociais que geram grandes impactos para a saúde e qualidade de vida dessas pessoas. Desse modo, o envelhecimento em idosos negros se difere de outros grupos raciais, pois reflete o acúmulo de desigualdades e falta de oportunidades vivenciadas ao longo da vida, como acesso a serviços de saúde, trabalho, educação, moradia, entre outros, apontou a Assistente Social, Neuseildes do Vale.