Senhor do Bonfim é contemplado com Laboratório Maker e avança na inovação educacional

Senhor do Bonfim foi contemplado com um Laboratório Maker que será implantado na Escola Municipal Dr. Luís Viana Filho, para atender alunos do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental II com práticas inovadoras de letramento digital, construção colaborativa e autonomia criativa.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (11), durante o lançamento do programa “+ Ciência na Escola”, realizado em Juazeiro (BA), com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. A secretária municipal de Educação, Eline Sobreira, representou Bonfim no evento e celebrou a conquista.

“Este laboratório não é apenas um espaço físico com equipamentos. É um convite para nossos estudantes experimentarem a tecnologia como linguagem de transformação. É também um ponto de partida para que o conhecimento faça sentido na vida concreta de cada jovem bonfinense”, afirmou.



A iniciativa

Faz parte de um projeto piloto que poderá ser ampliado para outras unidades escolares da rede municipal, alinhando-se à diretriz de que a escola pública deve ser, antes de tudo, espaço de criação, invenção e cidadania.

Laboratório Maker

Também conhecido como espaço maker ou fab lab, é um ambiente projetado para estimular a criatividade, a experimentação e a produção de projetos através de ferramentas e tecnologias diversas, promovendo o aprendizado prático e colaborativo. Esses espaços são equipados com recursos como impressoras 3D, cortadoras a laser, equipamentos eletrônicos e ferramentas de marcenaria, permitindo que os usuários transformem ideias em protótipos e produtos reais.

 

 

Texto: Ascom PMSB

 

Pular para o conteúdo