Semana do Meio Ambiente tem encerramento marcado por educação, interatividade e sustentabilidade em Senhor do Bonfim
“Aprendi muita coisa que eu não sabia sobre os animais, a coleta seletiva e como cuidar melhor do meio ambiente. Parabéns à Prefeitura por esse evento tão importante!” A fala da estudante Beatriz resume o sentimento de centenas de crianças e jovens que participaram da culminância da Semana Municipal do Meio Ambiente, realizada nesta quinta-feira (5) na Praça Nova do Congresso, data em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Com o projeto “Fauna em Cena”, a praça foi transformada em um verdadeiro centro de educação ambiental, reunindo mais de 800 alunos de escolas públicas e particulares. A exposição interativa apresentou animais da caatinga, insetos, esqueletos, mudas de plantas, carvão vegetal, além de uma palestra sobre reciclagem de vidro e coleta seletiva, com demonstração ao vivo de uma máquina trituradora de vidro.
A superintendente municipal de Meio Ambiente, Aissa Xavier, celebrou os resultados da semana e destacou os aprendizados proporcionados ao longo das ações. “Os estudantes puderam aprender na prática sobre os animais ameaçados de extinção, sobre os ecossistemas da zona litorânea, a evolução craniana das espécies, recuperação de áreas degradadas com o plantio de mudas, o ciclo da água e o papel fundamental das abelhas na polinização. Tudo isso aliado à conscientização sobre reciclagem e descarte correto do lixo. Foi uma semana rica em conhecimento e estamos muito felizes com o engajamento das escolas e da comunidade.”
A programação do encerramento também incluiu uma mobilização no centro da cidade com faixas e frases educativas de impacto e lixeiras de carro feitas em TNT, incentivando os motoristas a armazenarem seus resíduos corretamente até o descarte adequado, contribuindo para uma cidade mais limpa e um ambiente mais saudável.
A professora e pesquisadora da UNEB, Simone Santana, também destacou o impacto coletivo da ação. “O envolvimento de tantos parceiros mostra que, quando unimos forças, conseguimos sensibilizar a comunidade para que cada um faça a sua parte na construção de um mundo mais sustentável.”
–
Texto: Ascom PMSB