Com fé, cultura e ancestralidade, Igara abre a Semana Municipal dos Povos de Terreiro em Senhor do Bonfim
O sábado (11) foi de celebração, fé e resistência no distrito de Igara, que recebeu o início da Semana Municipal dos Povos de Terreiro, uma ação da Prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). O evento teve início com um grande cortejo pelas ruas principais do distrito, reunindo comunidades tradicionais, grupos culturais e admiradores das expressões afro-brasileiras.
Com muita força, fé e ancestralidade, o cortejo transformou as ruas de Igara em um espaço de valorização das tradições e saberes dos povos de matriz africana, reafirmando a importância da cultura como instrumento de resistência e identidade. Tambores, cânticos e cores marcaram o momento, que emocionou a todos os presentes.
O prefeito Laércio Júnior participou da programação e destacou o compromisso da gestão com a valorização da diversidade cultural do município. “Temos um imenso respeito por todas as expressões culturais e religiosas do nosso povo. A Semana dos Povos de Terreiro é uma demonstração do cuidado e do investimento que nossa gestão tem feito na preservação da história, das tradições e da cultura bonfinense. Valorizar nossas raízes é fortalecer a nossa identidade e o sentimento de pertencimento do nosso povo”, afirmou o gestor.
A secretária municipal de Cultura, Jaqueline Araújo, ressaltou a relevância da iniciativa e anunciou a continuidade das atividades durante a semana. “Foi um início lindo e cheio de energia em Igara. Seguimos nesta quarta-feira, dia 15, com o projeto Dandaras do Presente, às 19h, na sede da Secult, em mais um momento de troca, aprendizado e valorização da cultura”, destacou a secretária.
–
Texto: Ascom PMSB

