Senhor do Bonfim é destaque no combate à violência doméstica

Nesta última quinta-feira, dia 21, o município de Senhor do Bonfim demonstrou mais uma vez seu compromisso com a promoção dos direitos das mulheres e o combate à violência doméstica. A equipe técnica do Centro de Reeducação de Homens (CRH) do município de Juazeiro, levou sua expertise para um evento de capacitação organizado pela Coordenação de Mulheres da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) de Juazeiro, compartilhando conhecimentos e práticas eficazes que têm contribuído significativamente para a redução dos índices de violência contra as mulheres na região.

Com a apresentação de dados, estatísticas e o fluxograma do Projeto Rompendo Ciclos, implementado em 2022, o CRH se tornou uma referência no enfrentamento à violência doméstica e familiar, alcançando um marco impressionante ao zerar os índices de feminicídio desde que iniciou suas atividades. Este projeto inovador destaca a importância de dialogar com os homens, promovendo uma ressignificação dos valores machistas como estratégia fundamental para combater a violência contra mulheres e meninas.

O evento de capacitação, que durou 8 horas, contou com palestras ministradas por profissionais de destaque do CRH, incluindo a supervisora técnica, Dra. Ana Carolina Ventura; o psicólogo, Dr. Elder Borges; a advogada, Dra. Laís Gabriela; e a agente social, Marlene Macambira. Representantes do município de Juazeiro, como a Secretária da Sedes, Nadja Sueli; a Superintendente de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Jane Leite; e a Coordenadora de Mulheres da Sedes, Edileide Cardoso, também marcaram presença, juntamente com técnicos participantes.

Este encontro não apenas reforçou a rede de apoio e colaboração entre os municípios vizinhos mas também destacou o mês de março, dedicado à reflexão sobre os direitos das mulheres, como um momento oportuno para celebrar as conquistas e reiterar o compromisso com a continuidade das ações efetivas no combate à violência de gênero. O exemplo de Senhor do Bonfim ressalta o poder das iniciativas locais em promover mudanças significativas e duradouras na sociedade.

ASCOM – Prefeitura de Senhor do Bonfim – Cuidar bem, faz bem!