Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim teve representante em eventos da Assistência Social realizados em Salvador

A prefeitura de Senhor do Bonfim através da Secretaria de Assistência Social se fez mais uma vez presente, por meio do Técnico da Vigilância Socioassistencial – Marcelo Carvalho, que representou a Secretária Taciane Granja Ribeiro em 02 grandes eventos promovidos pelo Estado entre os dias (31/05) e (01/06), na cidade de Salvador.

No dia 31, o Censo e o Pacto de Aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) na Bahia foram as principais pautas discutidas na reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). O encontro, que reuniu Gestores e representantes da Assistência Social dos Municípios da Bahia, apresentou as estratégias com ações conjuntas entre a SJDHDS e os Municípios para a gestão do SUAS na Bahia.

Na pauta, foram discutidas também o Projeto SUAS Bahia Mais Rural e a Expansão de Unidade Regional para Acolhimento de Criança e Adolescente. Sobre o Censo SUAS, a pesquisa visa analisar as ações e avaliar os impactos dos serviços e programas socioassistenciais nos 417 municípios do Estado da Bahia.

Este levantamento vai apontar as principais dificuldades enfrentadas no acesso da população a Assistência Social. Já o Pacto de Aprimoramento de Gestão e Monitoramento do SUAS tem o objetivo de orientar os Municípios para cumprir as metas estabelecidas pelo Governo Estadual para melhorar a gestão do SUAS.

Já no dia 01/06, o acolhimento, a proteção e a garantia de direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social foram discutidos no 3° Seminário Proteja Bahia. Promovido pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), o debate abordou a importância das ações socioassistenciais para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes, como também propôs estratégias para o fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Ainda no evento, três painéis temáticos foram apresentados, debatendo temas relacionados a Escuta especializada e Depoimento Especial, o Acolhimento para Crianças e Adolescentes e a funcionalidade do SUAS e SINASE.

Este encontro reuniu representantes da Assistência Social dos 417 municípios da Bahia e as proposições deverão ser inseridas na pauta da reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), marcada para o mês de julho.