Prefeitura de Senhor do Bonfim recebe representantes da EXA Ambiental e discute possíveis soluções para o Lixão

Na manhã desta sexta-feira, dia 26 de janeiro, uma reunião significativa ocorreu no município de Senhor do Bonfim, abordando um tema crucial para o meio ambiente e a saúde pública: a gestão adequada dos resíduos sólidos urbanos. O encontro teve como foco principal a busca por alternativas para o lixão da cidade, que tem sido fonte de diversos transtornos.

O Prefeito Interino Elizeu Rios, ouviu os representantes da empresa EXA Ambiental, Madson Cardozo e Carlos Andrade, que sugeriram a implementação de uma Estação de Transbordo no município. Esse centro tem a função de receber resíduos dos caminhões compactadores, compactá-los e, posteriormente, transferi-los para carretas que possivelmente os encaminharão ao aterro sanitário mais próximo, localizado em Itiúba.

A Estação de Transbordo é vista como uma solução intermediária importante, dada a distância considerável entre a área de coleta em Senhor do Bonfim e o aterro sanitário. Essa infraestrutura facilitará o transporte e a destinação adequada do lixo, cumprindo as exigências legais e ambientais.

Madson Cardozo, da EXA Ambiental, expressou o interesse da empresa em administrar os dejetos destinados ao aterro sanitário de Itiúba, que está sob sua gestão. Ele também mencionou que a operação da Estação de Transbordo poderia ser concedida a diferentes empresas através de licitação. E também, que seria um projeto de médio prazo, podendo ser instalado em até 6 meses.

O Prefeito Elizeu Rios, ao final da reunião, agradeceu aos presentes, coletou informações relevantes e manifestou satisfação com os diálogos. Ele anunciou que, após o retorno de férias de Laércio Júnior, promoverá uma nova reunião, incluindo o setor de meio ambiente da prefeitura, para avançar na tomada de decisões e oferecer um retorno à comunidade o mais breve possível.

ASCOM – Prefeitura de Senhor do Bonfim – Cuidar bem, faz bem!