Prefeitura de Senhor do Bonfim realizou semana de capacitação com os trabalhadores do PIS/PCF

A Prefeitura de Senhor do Bonfim, através da Secretaria de Assistência Social realizou na última semana do dia 02 à 06 de maio, capacitação para os trabalhadores do PIS/PCF, programa intersetorial, Programa Criança Feliz que atuam com aproximadamente 47 visitadores no Município de Senhor do Bonfim. A capacitação foi ofertada pelos profissionais técnicos, Diretora de Proteção Social Básica, coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, e Supervisores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV.

Sendo convidados para participar do apoio técnico como palestrantes, assistentes sociais: Izilda Barreto, Priscila Assis, Ilma Rejane, como também as Psicólogas: Shimenia Vieira e Brena Varjão.

Durante os dias foram trabalhados os temas:

• Programação da capacitação para os visitadores PIS/PCF;
• Abordagem com os temas: cuidados para o desenvolvimento da criança – CDC;
• Trabalho social com famílias CDC;
• Cuidados para o desenvolvimento da criança;
• Ficha de verificação e Orientação;
• Quem é o cuidador;
• Impactos da Desnutrição criança e mãe/Cuidado;
• Abordagens de barreiras de interação entre o cuidador e criança;
• Observe, Elogie, Oriente, ajude a resolver problemas;
• Guia de Visita domiciliar – GVD;
• Cuidados para o desenvolvimento da Criança – CDC;
• Guia de Visita Domiciliar.

“A capacitação aos profissionais que estão à frente do programa é de suma importância e eles precisam estar sempre atualizados para manter a responsabilidade que o programa exige, garantindo os direitos fundamentais das crianças, visando o pleno crescimento e desenvolvimento infantil por meio de orientações e informações às famílias”, pontuou a Diretora de Proteção Social Básica, Lucijane Victor.