Prefeitura de Senhor do Bonfim realiza Roda de conversa com mulheres pretas para celebrar as influências culturais da limitação ao protagonismo

A Prefeitura de Senhor do Bonfim, através da Secretaria de Assistência Social realizou na última quinta-feira (24), uma roda de conversa com mulheres pretas da sociedade com a temática: “Mulheres pretas e fortes, da limitação ao protagonismo”. A ação realizada foi pelo Centro de Referência da Mulher Mãe Sulinha – CRMMS, dando continuidade ao projeto voltado ao mês da mulher: Mulher mostre a tua força! A roda de conversa foi conduzida pela assistente social, Iris Ferreira, que relatou as dificuldades e conquistas.

Na abertura do evento a psicóloga do CREAS KEITH falou sobre a psicologia africana e suas nuances. Em Seguida Tenente Teles representado a mulher negra no 6º BPM e as dificuldades encontradas dentro da corporação. A agente de saúde do bairro Alto da Maravilha, Regina, falou sobre seu bairro e suas dificuldades. Já a conselheira tutelar Grazy conduziu a sua fala sobre a visibilidade da mulher em todos os aspectos. O evento contou ainda com a participação da graduada em pedagogia e letras na UNEB consultora do projeto café preto, Eliete Fagundes.

Ainda contribuindo com a roda de conversa: Gilmara Claudia, Coordenadora de Políticas de promoção de Igualdade Racial e a Tenente Teles, representando as mulheres negras do 6º batalhão da polícia, em que durante a conversa destacaram o processo de construção da identidade do sujeito negro, principalmente a identidade mulher com a força de conquistas na ressignificação da construção de uma conscientização e valorização da cultura e estética.

É evidente a reconstrução do “ser negro” que atravessa a estruturação política e a sua identidade sociocultural, através de um processo de conscientização e valorização da negritude, pontuou a Gilmara Claudia, coordenadora de políticas de promoção da igualdade racial.