Prefeitura de Senhor do Bonfim realiza reunião com lideranças rurais para discutir ações agropecuárias 

A Prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário, realizou na manhã desta quarta-feira (09) uma reunião com lideranças das associações comunitárias rurais do município. O encontro, realizado na sede da secretaria, contou com a presença do secretário Paulo Terra Nova, que recepcionou os participantes com um café da manhã, dando início às discussões sobre as demandas da zona rural. Durante a reunião, que contou com a participação de 42 representações comunitárias, foram abordados temas prioritários para o fortalecimento da agricultura familiar na região.  

Um dos pontos centrais discutidos foi o Programa Garantia Safra. Robson Evangelista, técnico responsável pelo programa, explicou sobre a emissão dos boletos, que têm vencimento no dia 15 de maio, e destacou a importância de mobilização para que nenhum produtor fique fora do benefício. Evangelista também esclareceu dúvidas relacionadas ao pagamento do Garantia Safra referente ao ano de 2024 e pediu o empenho das lideranças na distribuição e quitação dos boletos dentro do prazo estipulado.  

Outro assunto abordado na reunião foi a continuidade do Programa de Mecanização Rural, que inclui a aração de terras e a limpeza de aguadas. Apesar do calendário oficial estar se esgotando, os participantes decidiram pela continuidade das arações, visto as boas perspectivas de chuvas para o inverno. Técnicos da secretaria ressaltaram que o óleo diesel será entregue de maneira proporcional ao número de beneficiários e de acordo com as condições climáticas. A recomendação é que os produtores priorizem o plantio de culturas mais resistentes à estiagem, como milho, mandioca, aipim e palma. Em relação à limpeza de aguadas, ficou decidido que a ação será adiada para julho, uma vez que as recentes chuvas encheram os reservatórios, tornando inviável o trabalho neste momento.  

 “Os produtores de gado de leite que possuem o Cadastro de Agricultor Familiar (CAF) e são beneficiários do Garantia Safra já podem procurar a secretaria para solicitar o milho. Realizaremos no dia 21 de maio, um Seminário de Bovinocultura Leiteira da Agricultura Familiar, onde será abordado temas ligados à produção de leite e será também a ocasião para a inauguração do Laticínio, que abrirá novas oportunidades de comercialização para os produtores familiares. A gestão do prefeito Laércio Junior e do vice-prefeito Elizeu Rios tem se comprometido em investir no desenvolvimento do setor agropecuário, promovendo ações que garantam apoio contínuo aos produtores e impulsionem a agricultura familiar no município”, disse o secretário Paulo Terra Nova.   

 

 

Texto: Ascom PMSB 

Pular para o conteúdo