Prefeitura de Senhor do Bonfim realiza acolhimento com a Promotora e as mulheres assistidas no CRM

Prefeitura de Senhor do Bonfim, através da Secretaria de Assistência Social, sob condução do Centro de Referência da Mulher Mãe Sulinha – CRMMS, na última quarta-feira, (17), reuniu com 26 (vinte e seis) mulheres assistidas para uma palestra com a convidada, a promotora de Justiça, Dra. Ítala Suzana, pela qual trouxe a proposta do tema trabalhado: Alienação parental como consequência da violência doméstica.

A promotora, Dra. Ítala Suzana, trouxe em sua fala inicial a alienação, primeiro consiste em entender o que é a alienação parental no contexto brasileiro e como a administração da justiça a relaciona (ou não) com dinâmicas de violência doméstica, perpetradas pelos genitores, contra crianças e adolescentes.

Em segundo momento falou sobre quais são os elementos legais e extralegais que são considerados pelos juízes para a configuração da “alienação parental” e, de que maneira, essa categoria está (ou não) relacionada a certas modalidades de violência doméstica, especialmente, perpetradas por mulheres em situação de vulnerabilidade contra crianças e adolescentes.

Durante a apresentação houveram intervenções de falas das assistidas relatando os conflitos existenciais, principalmente a homens inconformados com a dissolução do vínculo matrimonial, ou com a acusação de maus tratos à prole recorrem à justiça para retirar das mães a possibilidade de maternagem.

Os serviços de apoio como o CRM – Centro de Referência da Mulher, o NEAM – Núcleo Especial de Atendimento à Mulher, Promotoria, Hospital Municipal Dom Antônio Monteiro, Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, entre outros, estão à disposição para o enfrentamento da violência contra a mulher.