Prefeitura de Senhor do Bonfim realiza ações alusivas à Campanha Maio Laranja nas escolas da rede municipal

A Prefeitura de Senhor do Bonfim, através da Secretaria de Assistência Social em efetiva participação da rede de proteção à criança e adolescente vem realizando ações desde do dia 11 de maio com algumas turmas de escolas municipais selecionadas, ações que visam orientar as crianças com relação ao abuso e exploração sexual, que faz parte da “Campanha 18 de Maio”, calendário que segue até 24 de maio. A realização desta ação visa contribuir com sociedade sobre o trabalho realizado pela Rede de Proteção que busca prevenir abusos sexuais.

Entendendo que o CRAS é a porta de entrada à proteção básica, oferecendo os serviços psicossocial, foi que o CRAS de Quicé realizou na última quarta-feira (11), uma intervenção na escola municipal de Cariacá, onde os técnicos de referência fizeram explanação qual a importância do mês “Maio Laranja” e o marco do dia 18, contando com a participação da Diretoria da escola, professor e participação de alunos com apresentação de dança, ao tema proposto.

“Estamos realizando ações nas escolas para incentivar as crianças a informarem em casa a suspeita do abuso sexual e também passar informações para que elas se protejam. Muitas crianças estão expostas à violência por falta de informação e educação para prevenção ao abuso”, pontuou a Psicóloga Brenda Varjão.

A campanha não finaliza no dia 18 de maio, a rede de proteção de criança e adolescente, principalmente o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é um articulador da proteção social de média e alta complexidades, que promove orientações e apoio especializado e continuado de assistência social a indivíduos e famílias com seus direitos violados, incluindo crianças e adolescentes vítimas de todo tipo de violência, inclusive sexual, continuará cumprindo o calendário de visitas em algumas turmas da rede municipal de ensino, a fim de informar, orientar e ouvir os alunos, em relação ao tema.