Prefeitura de Senhor do Bonfim lançará o Projeto Alerta Laranja com olhar humanizado a pessoas que vivem em situação de rua

A Prefeitura de Senhor do Bonfim, através da Secretaria de Assistência Social em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, iniciará nesta quarta-feira (23) o Projeto: Alerta Laranja. O projeto tem como objetivo evidenciar a melhoria no trabalho social de abordagem e identificação, incidência de situações de risco pessoal e social de pessoas em situação de rua, oferecendo-lhes acolhimento e inserindo-o no acesso a unidade pública da política de Assistência Social que é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Este Projeto Alerta Laranja funcionará as quartas-feiras, inicialmente das 18:00 às 20:00, com a distribuição de sopa.

Com a execução do projeto a população bonfinense passará a entender que a partir do serviço de abordagem, é que identificarão as pessoas que estão em situação de rua, identificadas suas necessidades, serão feitos os encaminhamentos necessários para as políticas públicas, a exemplo de saúde, educação, serviços e a benefícios assistenciais, construindo o processo de saídas dos indivíduos das ruas, promovendo ações para a reinserção familiar e comunitária.

Vale salientar que o CREAS vem realizando diariamente o serviço de abordagem de rua, na busca de conseguir intervir na realidade dessas pessoas, a identificar o crescente número em 2021, de pessoas migrantes (não residiam em Senhor do Bonfim), pessoas que foram encaminhadas para seus municípios de origem através do fornecimento de passagem, pessoas encaminhadas para a Associação de Apoio aos Dependentes Químicos, pessoas foram encaminhadas para a residência, pessoas em vivência de rua, sem residência ou vínculo familiar dentro do município.