Prefeitura de Senhor do Bonfim inicia o Ciclo de Capacitação com a Proteção Social Especial – PSE

A prefeitura de Senhor do Bonfim, através da Secretaria de Assistência Social por meio da Vigilância Socioassistencial promoveu o 1º Ciclo de Capacitação a equipe de apoio dos equipamentos de Proteção Social Especial – PSE, iniciando com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, cuja a finalidade é de capacitar a equipe do Serviço Especializado no serviço de abordagem social, tendo como forma de possibilitar maior suporte técnico operativo, contribuindo na realização das intervenções junto ao público que necessite do trabalho da equipe na identificação, incidência de situação de risco pessoal e social, por violação dos direitos.

O serviço tem como objetivo de realizar abordagem e busca ativa para identificar ocorrências de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, pessoas em situação de rua e outras situações de riscos e violações de direito. A Secretaria de Assistência Social vem observando número crescente de notificações de pessoas em situação de rua no município, demandando assim, acolhimento e encaminhamento para melhorar a situação da vida dessas pessoas, o que requer maior organização no serviço e da própria gestão no sentido da melhoria da estrutura.

Para melhor direcionar os serviços assistenciais que a secretaria oferece, e esclarecer a polução qual o papel social que o CREAS desenvolve, será lançado no mês de fevereiro o “Projeto Alerta Laranja”, voltado especificamente para pessoas em situação de rua. A capacitação contou com a presença de Orientadores Sociais, Coordenação e Técnicos do PAEFI do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS e da Diretora da Proteção Social Especial Michelle Almeida.