Prefeitura de Senhor do Bonfim incentiva a prevenção da saúde visual ao implantar o serviço do Teste do Olhinho na Rede de Atenção à Saúde

O Hospital Dom Antônio Monteiro (HDAM) e as Unidades de Saúde da Família, apoiados pela Prefeitura de Senhor do Bonfim, estão promovendo a saúde ocular infantil com a implementação do Teste do Olhinho, um exame crucial recomendado imediatamente após o nascimento. Este procedimento não invasivo e seguro é fundamental na identificação precoce de doenças oculares, como catarata, glaucoma e retinoblastoma, que podem afetar negativamente a visão da criança.

Especialistas reforçam que o teste, indolor e sem riscos para os bebês, é um componente crítico no acompanhamento pediátrico regular. Idealmente realizado ainda na maternidade, ele pode ser repetido conforme necessário, particularmente se houver qualquer suspeita de alterações visuais. O teste consiste em iluminar os olhos do bebê com um oftalmoscópio, permitindo a observação do reflexo luminoso e a detecção de possíveis irregularidades.

O Teste do Olhinho é um passo importante na garantia dos direitos da criança a uma saúde ocular adequada, representando um compromisso dos pais e dos profissionais de saúde. Através desse exame, é possível intervir precocemente em condições oftalmológicas, garantindo às crianças a oportunidade de um desenvolvimento visual saudável, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, da Sociedade Brasileira de Pediatria e Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica.

Embasado pelas Diretrizes de Atenção à Saúde Ocular na Infância, o município de Senhor do Bonfim recomenda o teste como parte do exame neonatal, ao nascer, sendo realizado ainda no Centro de Parto Normal (CPN) Dr. Otoniel Sandes de Oliveira, que está inserido na Maternidade do Hospital Municipal Dom Antônio Monteiro, bem como no decorrer das consultas pediátricas (atenção especializada) e de puericultura nas Unidades de Saúde da Família, pelo menos, duas a três vezes ao ano, nos três primeiros anos de vida.

ASCOM – Prefeitura de Senhor do Bonfim – Cuidar bem, faz bem!

ORGULHO DE SER BONFINENSE!