Prefeitura de Senhor do Bonfim fortalece produção de café na Serra da Maravilha com nova turma de produtores 

A Prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário, realizou na manhã desta terça-feira (12) uma importante reunião com produtores de café da Serra da Maravilha. O encontro teve como objetivo a formação de uma nova turma de agricultores familiares que irão receber assistência técnica especializada para o cultivo do café. 

Ao todo, 40 produtores foram selecionados e passarão a ser acompanhados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-BA). Estiveram presentes na reunião o secretário de Desenvolvimento Agropecuário, Paulo Terra Nova, e Gustavo Rebolças Maciel, representante do SENAR na Bahia.

Segundo Paulo Terra Nova, essa ação faz parte da estratégia de valorização e ampliação da cadeia produtiva do café no município. “Nosso objetivo é transformar Senhor do Bonfim em um grande produtor de café especial e orgânico. Essa parceria com o SENAR permite que os agricultores recebam assistência técnica qualificada por dois anos, com acompanhamento mensal de um engenheiro agrônomo. Além disso, a Prefeitura doa 500 mudas de café para cada produtor beneficiado. É mais uma ação concreta da gestão municipal para desenvolver o agro também nas comunidades rurais”, afirmou o secretário. 

O pacote tecnológico oferecido aos produtores inclui orientações sobre plantio, tratos culturais, adubação, cuidados na colheita e curso de cafeicultura. A iniciativa também permite alcançar produtores que, muitas vezes, não têm acesso a esse tipo de suporte técnico. O município já conta com grupos de assistência técnica em áreas como bovinocultura leiteira, caprinocultura, ovinocultura, fruticultura e horticultura. 

  

 

Texto: Ascom PMSB 

Pular para o conteúdo