Prefeitura de Senhor do Bonfim finaliza a programação da semana do bebê em capacitação com servidores municipais

Prefeitura de Senhor do Bonfim, através das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, finalizam a programação do Projeto da semana do bebê “Nascem os bebês, resplandecem vidas”, definido pelo o atual gestor a Semana do Bebê pela Lei N. 1.648/2022, sendo do dia 1 à 7 de agosto, em que manteve durante o mês atenção e cuidados com mães, mulheres, bebês, crianças e servidores com atividades lúdicas.

A gestão “O Novo Futuro” vem capacitando servidores da Saúde da Rede de Atenção Básica, Proteção Social Básica e Especial, professores, entre outros grupos de servidores.

A capacitação foi na Câmara Municipal, nos dias 18 e 19 de agosto, no qual foram trabalhados os seguintes temas:

• Amamentação – Dra. Gilvânia Paixão;
• Alimentação Saudável – Msc. Soraia Martins de Carvalho;
• Neurodesenvolvimento Infantil – Rebeca Ricarte – Psicóloga;
• A importância do brincar – Fátima Jatoba.

O objetivo da capacitação foi sensibilizar e qualificar tecnicamente os profissionais para:

• Discutir a prática do aleitamento materno e da alimentação complementar no contexto do processo de trabalho das UBS;
• Discutir ações de promoção, de proteção e de apoio ao aleitamento materno e à alimentação complementar visando a sua implementação ou fortalecimento de ações já implementadas;
• Diretamente discutir sobre o TEA que é um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação e interação social. Pessoas com autismo em seus padrões de comportamento restritos e repetitivos, e os comportamentos dos profissionais que atuam diretamente nesse tipo de atendimento.

Estiveram presentes entre as equipes de saúde, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, visitadores do Programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (Programa Criança Feliz), incluindo a extensão de alguns professores que foram capacitados.

As capacitações tem dado frutos, a exemplo da formalização do pacto que prevê a realização da primeira visita do profissional de saúde ao recém nascido na primeira semana de vida do bebê.

Como também a visão estratégica de dar visibilidade ao TEA e habilitar os profissionais para direcionar os pacientes a terem acesso ao diagnóstico e intervenções precoces.