Prefeitura de Senhor do Bonfim emite Nota de Esclarecimentos sobre acidente envolvendo ambulância do SAMU e atendimento a gestante

No último domingo, por volta das 14h, uma das Unidades de Suporte Avançado (USA) do SAMU24h, da Base Descentralizada de Senhor do Bonfim estava realizando o translado da gestante H.G.M, 40 anos, sendo Primigesta, com Idade Gestacional de 32 semanas e 4 dias, com histórico de hipertensão (SIC), por apresentar no momento da admissão Pressão Arterial de 160x90mmHg. Classificada a gestação como de risco, sendo recomendado pelo médico plantonista a regulação para uma Unidade de referência para gestação de alto risco.

Vale Salientar que o Hospital Municipal Dom Antônio Monteiro trata-se de uma Unidade de Saúde Pública, conta com um Centro de Parto Normal (CPN), realiza partejamento de gestantes de risco habitual, com serviço PPP: Pré-parto, Parto e Puerpério. Conta com enfermeira obstetra, além de médico obstetra e pediatra. Atestamos que ao longo do ano de 2023 foram realizados 603 partos Normais e 384 partos cesarianos.
Por não ser referência em gestação de alto risco, a gestante foi regulada para o Hospital Dom Malan, na cidade de Petrolina/PE. Contudo, no translado a USA foi envolvida em um acidente de transito, causas ainda em investigação. De imediato as equipes do SAMU de Jaguarari e Juazeiro foram acionadas e prontamente foram direcionadas para o local do sinistro.

Os, ora, pacientes em estado mais leves foram transferidos para o Hospital Municipal Dom Antônio Monteiro, e os em estado mais grave foram deslocados para o Hospital Universitário (HU) de Petrolina (PE). Neste interim, o Coordenador de transporte de Senhor do Bonfim Varley Soares, e o Prefeito em exercício, Elizeu Rios deslocaram-se para o local do acidente para dar suporte aos envolvidos. Eles também foram para o HU e se dispuseram integralmente a disposição da acompanhante da gestante supramencionada.

O Secretário de Saúde Interino, Rafael Costa, também, fez contato por telefone com a acompanhante da gestante, colocando a Secretaria deste município a disposição, bem como ofertou transporte para realizar o deslocamento de possíveis familiares que demostrassem interesse em ir ao referido hospital. Contudo, a informação recebida pela acompanhante foi que nenhum dos familiares teriam interesse em ir para o hospital, naquele momento.

Salienta-se que são realizadas manutenções preventivas constantemente das ambulâncias do SAMU, e que a ambulância envolvida no acidente em comento havia passado por revisão na última quinta-feira (25), estando com os pneus em perfeito estado de conservação, inclusive foi feito alinhamento e balanceamento.

Compreendemos a situação delicada, oportunidade em que a gestão municipal mais uma vez se solidariza e coloca-se à disposição para continuar dando suporte aos envolvidos.

Prefeitura de Senhor do Bonfim – Cuidar bem, faz bem!

ORGULHO DE SER BONFINENSE!