Prefeitura de Senhor do Bonfim e servidores municipais discutem reajuste salarial em reunião produtiva

Na tarde desta terça-feira, dia 20, um encontro significativo ocorreu entre a Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim,, representada pelo prefeito Laércio Júnior, o vice-prefeito Elizeu Rios, toda equipe técnica da instituição, e os representantes das categorias de servidores municipais. A reunião teve como pauta principal a discussão sobre a concessão de reajuste salarial para os funcionários do município.

Durante o encontro, foram avaliadas as propostas de reajuste salarial apresentadas por todas as categorias. Um estudo detalhado sobre o impacto financeiro dessas concessões foi apresentado, revelando que o índice de despesa com pessoal ultrapassaria 67% da receita corrente líquida do município, excedendo o limite de 54% estabelecido pela Constituição. Essa situação poderia levar à rejeição das contas do município pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e implicar o Prefeito em responsabilidade fiscal, especialmente por se tratar de um ano eleitoral.

Com o objetivo de equilibrar as contas públicas e ao mesmo tempo atender às necessidades dos servidores, o Prefeito Laércio Júnior propôs um reajuste salarial de 3,62% para os professores, alinhado com o percentual estabelecido pelo MEC, e um aumento de 4,62% para os demais servidores municipais, correspondendo ao valor da inflação.

Além dessas medidas, o Prefeito propôs o desejo do pagamento de um adicional de periculosidade de 30% para a Guarda Municipal e os Agentes de Trânsito, bem como a definição de um salário mínimo municipal superior ao salário mínimo nacional para aproximadamente 800 servidores cujo salário base é equivalente ao mínimo.

Uma nova reunião foi agendada para a próxima segunda-feira, às 14 horas, com o objetivo de dar continuidade às negociações e encontrar soluções que beneficiem ambas as partes.

Este diálogo entre a administração municipal e os representantes dos servidores reflete o compromisso da gestão em buscar alternativas viáveis para a valorização do trabalho dos servidores públicos, dentro do contexto de responsabilidade fiscal e legalidade. A Prefeitura de Senhor do Bonfim reitera seu empenho em manter um diálogo aberto e construtivo com todas as categorias, visando sempre o bem-estar dos servidores e a melhoria contínua dos serviços oferecidos à população.

ASCOM – Prefeitura de Senhor do Bonfim – Cuidar bem, faz bem!