Prefeitura de Senhor do Bonfim avalia medidas contra estiagem em reunião com lideranças rurais

Em uma iniciativa para enfrentar a severa estiagem em Senhor do Bonfim, a Prefeitura promoveu na manhã desta quarta-feira, dia 13, uma reunião crucial com lideranças rurais e autoridades locais. O encontro, realizado no Gabinete do Prefeito, contou com a presença de representantes de diversos setores, incluindo o Secretário de Desenvolvimento Agropecuário Paulo Terra Nova, o Secretário de Infraestrutura Francisco Marinho, representantes do Sindicato do Produtor Rural, da Cooperativa Mista Agropecuária, da Associação Comercial Industrial e Agrícola, além de proprietários de laticínios, o Coordenador da Defesa Civil, o proprietário da Organizações Mucambo e outros.

Durante a reunião, foram discutidas as dimensões do impacto da seca na região, os prejuízos causados, e as estratégias em andamento para aliviar os efeitos sobre a população e o rebanho. O Prefeito Laércio Junior destacou a importância da união de esforços e mencionou a articulação com a União de Prefeituras da Bahia (UPB) e deputados para buscar apoio dos governos estadual e federal. Graças a essa cooperação, mais dois carros-pipa foram entregues pela CODEVASF, conforme informado pelo Deputado Elmar Nascimento.

O Secretário Paulo Terra Nova apresentou as ações que vêm sendo realizadas pelo município, como a operação carro-pipa para abastecer mais de 400 famílias mensalmente, a limpeza das aguadas, e iniciativas para facilitar o acesso a recursos como palhada e bagaço de cana. A reunião também abordou a necessidade de contratação de mais carros-pipa para consumo animal e a aquisição de milho a preços acessíveis pela CONAB.

Como medida imediata, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura, comprometeu-se a melhorar o acesso aos açudes de Sonhem, Quiçé e Boa Vista para facilitar a operação dos carros-pipa. Este encontro marca um passo significativo na busca de soluções conjuntas para os desafios impostos pela prolongada estiagem na região.

Prefeitura de Senhor do Bonfim – Cuidar bem, faz bem!