Prefeitura de Senhor do Bonfim abre inscrição para acolher Crianças e Adolescentes, filhos dos trabalhadores de Materiais Recicláveis e vendedores ambulantes durante o São João

A Prefeitura de Senhor do Bonfim, através da Secretaria de Assistência Social iniciará o Projeto “Acolher para o Futuro Proteger”, com as Crianças e Adolescentes, filhos dos trabalhadores de Materiais Recicláveis e também vendedores ambulantes que irão trabalhar nos festejos juninos (22 à 26 de junho).

As inscrições acontecerão de forma presencial entre os dias 20 à 22 de junho, das 8h às 17h, na Secretaria de Assistência Social, situada na Rua Barão do Cotegipe, 158, Centro, Senhor do Bonfim. No ato da inscrição deverão ser apresentados os seguintes documentos: RG, CPF, Comprovante de Residência do responsável. Documentos pessoais do menor infante: Certidão de nascimento ou RG.

Serão acolhidas as crianças e adolescentes das 17h às 5h do dia seguinte, na Escola Municipal Thomás Guimarães, localizada no bairro Santos Dumont, próximo do percurso do Espaço Gonzagão, a garantia de entretenimento, alimentação (Lanche e Janta) e dormitório.

Este projeto visa contribuir para a conscientização e aceleração das ações de prevenção e erradicação do trabalho infantil. Os pais ou responsáveis das crianças e adolescentes que não tem com quem deixá-los nos dias dos festejos juninos, e que irão trabalhar, seja como ambulantes ou como catadores de matérias recicláveis e que dispõe em resguardar do risco da alta exposição dos filhos em vias públicas e festas.

Ciente que neste período junino as famílias que vivenciam vulnerabilidades sociais diversas buscam garantir o melhor sustento, o Município de Senhor do Bonfim já tem seu reconhecimento à nível nacional como a “Capital baiana do forró”, atraindo turistas e favorecendo o crescimento do comercio local e por consequência beneficiar os trabalhadores informais.

A execução deste Projeto foi apresentar a população que a Rede de Proteção Especial e Básica de Assistência Social, como CREAS – Centro de Referência Especial de Assistência Social, Conselho Tutelar, CMDCA – Conselho Municipal de Direitos das Crianças e Adolescentes e o Programa Primeira Infância no SUAS – Criança Feliz, tem buscado traçar estratégias para amenizar ou até mesmo extinguir os impactos negativos e fomentar os impactos positivos para diminuir o Trabalho infantil em nosso Município.