Alunos de Senhor do Bonfim da Escola Municipal Nívea Seixas ganham prêmio em Feira de Ciência e Tecnologia com Inovação Sustentável

Uma conquista notável para a Escola Municipal Professora Nívea Seixas: dois de seus alunos, Samuel Batista, do 7º ano, e Felipe Martins, do 8º ano, sob a orientação da professora Maria Roberta Rodrigues, alcançaram o segundo lugar na VIII Feira de Ciências e Tecnologia do Município de Senhor do Bonfim e do Território de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru. O projeto que lhes rendeu o prêmio, foi uma retroescavadeira inovadora, operada por um sistema hidráulico de seringa.

Esta retroescavadeira não é uma máquina comum. Ela foi cuidadosamente construída utilizando materiais simples e recicláveis, como papelão, parafusos e latas de refrigerante. A inovação reside no uso de uma seringa como cilindro para controlar os movimentos da máquina, um exemplo prático do princípio de Pascal. Além disso, os alunos aplicaram conceitos matemáticos, como cálculo de área e formas geométricas, na construção do dispositivo.

O sucesso desse projeto na Feira de Ciência e Tecnologia ressalta o valor da abordagem “Do It Yourself” (Faça Você Mesmo) da Cultura Maker na educação contemporânea. Este método não apenas ensina conceitos científicos de forma prática e envolvente, mas também promove a criatividade e a inovação entre os jovens estudantes.

A Escola Municipal Professora Nívea Seixas, situada no coração da comunidade escolar pública, demonstra seu compromisso em fortalecer a qualidade da educação. Projetos como este são vitais para transformar a realidade de crianças e adolescentes, incentivando-os a explorar suas potencialidades e a fazer a diferença em seu ambiente. Através da parceria entre escola e comunidade, a educação pública avança, capacitando a próxima geração de inovadores e pensadores críticos.

Este prêmio é um testemunho do potencial ilimitado dos estudantes quando apoiados por uma educação inspiradora e recursos acessíveis. Parabéns aos jovens Samuel Batista e Felipe Martins, à professora Maria Roberta Rodrigues, e a toda a equipe da Escola Municipal Professora Nívea Seixas por este impressionante feito.

ASCOM – Prefeitura de Senhor do Bonfim – Cuidar bem, faz bem!