Ação de plantio de mudas nativas nas margens do Rio da Prata na Pedra da Baleia, situada em Missão do Sahy

A Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim realizou ação de plantio de mudas nativas nas margens do Rio da Prata na Pedra da Baleia, situada em Missão do Sahy com os alunos da Escola Municipal Antônio Bastos de Miranda que participam do Núcleo de Cidadania de Adolescentes – NUCA.

A ação aconteceu na manhã do dia 20 de julho (quarta-feira) e contou com a presença do mobilizador de Adolescentes do Selo Unicef, Edição 2021*2024 Cláudio Doroteo dos Santos, o Mobilizador da Secretaria de Assistência Social Josenilson Calazans, a Articuladora e Secretária de Assistência Social Taciane Granja e o representante da secretaria de Meio Ambiente Bruno Lima – coordenador de rios e nascentes.

Em parceria, a Secretaria de Meio Ambiente disponibilizou 20 mudas nativas para o plantio, tais quais: Mulungú, variedades de Ipê, Juazeiro e Aroeira. Seguindo a programação da ação, os alunos participaram de um diálogo com o coordenador de rios e nascentes Bruno Lima e a Vice Diretora da escola Veridiana Moura, tratando sobre a importância da preservação no qual ambos destacaram: “Plantar árvore é plantar vida. Essa iniciativa nos mostra que o ser humano precisa mudar suas atitudes com relação ao meio ambiente, pois se não plantar, a própria vida pode acabar”.

“As árvores, além de proporcionar sombra em dias quentes, têm um papel importante na qualidade do ar. Elas absorvem o gás carbônico, liberam oxigênio e têm um papel fundamental no ciclo da chuva, pela manutenção da umidade. Menos árvores causam um desequilíbrio que favorece não só a seca, mas a propagação das queimadas e o aumento da temperatura geral”.
A ação teve como objetivo recuperar a área degradada em volta do rio.” Tal atitude reforça a conscientização sobre a preservação do meio ambiente, a responsabilidade que todos devem ter com a natureza, o cuidado com o manuseio da água, que não é só a captação, mas principalmente a conservação de elementos vitais que são as árvores, os rios e os mananciais”. Pontuou o coordenador de rios e nascentes.