Prefeitura de Senhor do Bonfim conduz os trabalhos em celebração ao mês representativo das lutas de combate ao racismo

A Prefeitura de Senhor do Bonfim, através da Secretaria de Assistência Social, segue com a realização de ações alusivas ao Dia da Consciência Negra, celebrado no mês de novembro. Durante a ação foram realizadas atividades nos equipamentos socioassistenciais, fortalecendo a história e cultura africana e afro-brasileira, contribuindo com a construção do pensamento crítico e o cuidado com o corpo e a saúde mental, promovendo a reflexão sobre o se “aceitar” com a sua cor negra. Na última quarta-feira (17), crianças, adolescentes, idosos, gestantes, e familiares dos assistidos pelos programas e serviços de cobertura do Centro de Referência de Assistência Social do Alto da Maravilha estiveram reunidos para incentivar a formação de pessoas habilitadas para o diálogo, especialmente quando falamos de conscientização e combate ao preconceito racial. A programação ofereceu apresentações de dança com o oficineiro Alexandre, embalados com a música que exaltou a luta do negro e o respeito ao ser humano. Além disso, houve a dramatização teatral com os visitadores do Programa Criança Feliz, narrando a história “Menina Bonita do Laço de Fita”, da autora Ana Maria Machado. Foi realizado também uma roda de conversa mediada pela Psicóloga Naiady, com as Diretoras da Associação Quilombola do Alto da Maravilha: Rosilda e Regina, em que ambas trouxeram reflexões de luta permanente contra o racismo, e que deve ser construído historias na valorização do corpo em que nascemos, criando uma relação justa, leal e igual, não podendo deixar o sentimento de mal que é o preconceito desconstruir nossos valores e existência.