Turismo

A microrregião de Senhor Bonfim apresenta preciosidades naturais, como os rios, cachoeiras, grutas, morros e diversas formações rochosas interessantes. Para visitar quase todas as atrações é preciso encarar caminhadas por trilhas. Destacam-se aprazíveis cachoeiras, onde os visitantes podem se deliciar com águas mornas e verificar a deslumbrante paisagem.
 
A produção artesanal é original e farta. Há uma grande variedade de pratos e bebidas típicas na culinária, dentre eles o mugunzá, cuscuz, umbuzada e licor de jenipapo. O folclore é representado por diversas manifestações, entre elas a corrida de argolinha, cavalgadas as quadrilhas, o reisado, o samba de lata e os grupos de Calumbi (bandas de pífanos).

Turismo Tradicional

O povo na rua, muita animação e valorização das tradições. São características peculiares atribuídas ao São João de Senhor do Bonfim.

Tributo a Gonzagão

Tributo a Gonzagão

A popularidade dos festejos juninos tornou a tradição conhecida em todo o pais. Justificando o título de “Capital Baiana do Forró”!

100_0528

Em nenhum outro lugar se encontra vivo e influente a festa de casa em casa, a mesa repleta de comidas e bebidas típicas, a guerra de espadas, forró-péde-serra e o acolhimento carinhoso com os bonfinenses recebem os visitantes.

 Turismo Cultural

Nossa Região é de grande riqueza cultural com destaque para o artesanato, samba-de-lata, folclore, manifestações populares como a corrida de argolinha, quadrilhas, terno de reis, desfile de carroça, roda do Palmeira, dentre outras e culinária regional (cuscuz,mungunzá,canjica,rapadura, umbuzada, licor de jenipapo) elementos marcantes da cultura sertaneja.

 

Manifestações Culturais Populares

Manifestações Culturais Populares

Samba de Lata Tijuaçu

Samba de Lata – Tijuaçu

Os distritos são marcados pela forte religiosidade, festas dos padroeiros e antecedentes indígenas e escravos.

Turismo Ecológico

O turismo ecológico é uma das atividades emergentes do município. A Reserva do Grunga, com suas nascentes bem preservadas, ganha destaque. A vegetação mistura espécie da caatinga com flores serranas, principalmente variadas orquídeas, bromélias e sempre vivas.

Cachoeira do Gado Bravo

Cachoeira do Gado Bravo

Monte Tabor - Missão do Sahy

Monte Tabor - Missão do Sahy

Senhor do Bonfim apresenta ainda preciosidades naturais como: rios, cachoeiras, grutas, morros, e diversas formações rochosas super interessantes. Para visitar quase todas as atrações é preciso encarar caminhadas por trilhas. Ótimas  opção para quem gosta de esportes radicais e ama a natureza.

 Turismo de Negócios

Sua localização é  estratégica como centro de confluência de uma região de mais de 350 mil habitantes. Senhor do Bonfim tem como principais atividades econômicas: o comercio, a agricultura e pecuária e a extração mineral. No comercio destaca-se Feira Livre por ser a maior da Bahia e a segunda maior do Nordeste em extensão territorial. Nossa feira foi gente famosa de Lampião a Luiz Gonzaga.

 
Raças apuradas - Dorper

Raças apuradas - Dorper

No setor agrícola temos produção de mamona, mandioca, milho, feijão e frutas. Na pecuária os grandes rebanhos do bovinos, caprinos,suínos e a avicultura, destacando a grande  produção de leite, setor mineral a região é responsável por 33% da produção da Bahia.São JoãoHistoricamente é sabido que os festejos juninos de Senhor do Bonfim são conhecidos diante de suas peculiaridades e da grande participação popular. A festa, aqui centenária, tem sua tradição respeitada nos quatro cantos da Bahia e do Brasil. E é por isso que Senhor do Bonfim é a capital baiana do forró. Encarregou-se o tempo de divulgar a festa, que teve seu início no final século XIX. Visitantes, originários inclusive de outros estados, misturam-se hoje aos bonfinenses em uma imensa família. Na mesa farta nunca falta a canjica, milho assado e cozido, amendoim, cachaça e licor.Multidão de Forrozeiros – Parque da Cidade 

Show de Espadas

Show de Espadas

Grandes Atrações e Cobertura Nacional

Grandes Atrações e Cobertura Nacional

Quando se fala em festa de casa em casa, no acolhimento das famílias, na mesa farta de produtos juninos e no típico forró pé de serra, o São João de Senhor do Bonfim, certamente, vem à mente de todos aqueles que já passaram por este pedaço da Bahia. Nos festejos juninos, Bonfim ganha seu brilho. Durante todo o mês de junho tudo é festa na cidade nordestina.

Feira livre – Segunda maior do Nordeste

A feira livre de Senhor do Bonfim é a segunda maior do nordeste em extensão, com cerca  de 1,2  Km. Tem seu ponto forte as sextas e sábados, ocupando três praças localizadas na área central do comércio. Nela se encontra de tudo: arroz, feijão, farinha, milho, tapioca, doces, queijo e requeijão, rapadura, frutas, carnes, verduras e legumes. Há, também, móveis, roupas, calçados, artefatos de couro, palha e cipó, cerâmica, plantas e ervas medicinais, animais e até eletrodomésticos. Na feira de Bonfim já passaram pessoas famosas, desde Lampião até Luiz Gonzaga.

Derivados de Cana - Rapadura e etc.

Derivados de Cana - Rapadura e etc.

A Feira Livre de Senhor do Bonfim recebe, semanalmente, milhares de pessoas, nativas e oriundas dos diversos municípios que compõem a microrregião. Na Feira-do-Rolo são feitos negócios com a troca de todo e qualquer tipo de objetos, a Feiraguai, a Feira do Rato e a Feira do Pau. Esta última, também famosa e tradicional, funciona de segunda a sexta-feira.

Potencial Turístico

 *Hospedagem: 10 Hotéis, 11 Pousadas e 5 Motéis.

*Alimentação: 25 Restaurante, 55 Lanchonetes e 5 Sorveterias.

*Agências: Banco do Brasil, Caixa, Banco Bradesco, Siccob e Banco do             Nordeste. Além de caixas eletrônicos e Banco 24 horas.

*Telefonia Móvel: Vivo ,  Tim, Claro, Oi

.Além de Telefonia Fixa e Internet Wireless e Banda Larga

*Segurança: 6° Batalhão da PM, Corpo de Bombeiro

.Regional de Polícia Civil e Delegacia da Polícia Rodoviária  Federal

*Saúde: Hospital Regional, Samu, Hemocentro e 10 Clínicas

*Comércio: 1,8 mil estabelecimentos.

*Emissoras de rádio: duas (FM e AM)

* Clubes Recreativos: 07

* Emissora de TV: 02 – TV Bonfim TV São Francisco

Veja também no município os lugares mais visitados

  • Prédios Históricos
  • Estação Ferroviária
  • Catedral do Senhor do Bonfim
  • Artesanato (Missão do Sahy)
  • Casas de Farinha e Beiju (Igara)
  • Engenho Secular do Mulungu (Carrapichel)
  • Barroca do Faleiro (Carrapichel)
  • Caprinocultura (Quicé)
  • Açude  do  Quicé (Quicé)
  • Cavalgada do Quicé (Quicé)
  • Enduro Extreme (Motocross)
  • Forro no Trem (Sede do Município)
  • Expobonfim (Sede do Município)
  • Casa do São João (Sede do Município)
  • Estádio Pedro Amorim (Sede do Município)
Variedades de insumos

Variedades de insumos

              Prédios Histórico 
  • Prefeitura Municipal

    Prefeitura Municipal

     

    Catedral Diocesana

    Catedral DiocesanaArtesanato (Missão do Sahy)Artesanato em Cipó - Missão do Sahy

    Casas de Farinha e Beiju (Igara)

    100_0529

    Engenho Secular na região de  Carrapichel

     

     

     

      

     

    Engenho do Mulungu

    Engenho do Mulungu

     

     

     

     

    Estação Ferroviária : Trem do Forró

    Estação Ferroviária : Trem do Forró

     

    Catedral do Senhor do Bonfim

     

  • Barragem – Psicultura no distrito de Quicé
  •  

     

     

     

     

      

     

    Baragem de Quicé

    Baragem de Quicé

     

     

     

     

     

          (Exteme, Motocross)

     

    Trilhas - Carrapichel

    Trilhas - Carrapichel

    Imagens


    128 anos Agenda do Prefeito Aniversário da Cidade ASCOM ação social comércio e turismo concurso público cultura decreto dengue dr. correia educação exoneração infraestrutura licitação licitações limpeza meio ambiente mutirão nota de esclarecimento Palestras ponto facultativo prefeitura professor nível superior Programa Segundo Tempo Programação reforma reunião saúde seca Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social secretaria de cultura secretaria de educação Secretaria de Indústria Comércio e Turismo secretaria de infraestrutura Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano secretaria de saúde Semana Santa senhor do bonfim sict Sismusb São João são joão 2013 Vacinação Zona Rural

    Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim - Governo Uma Nova Realidade.
    Praça Juracy Magalhães, 126, Senhor do Bonfim - BA, CEP: 48970-000 Telefone: (74)3541-8397
    Dúvidas, Críticas ou Sugestões? Ligue Ouvidoria: 0800-284-1616 (e-Mail: ouvidoria@pmsb.ba.gov.br)

    Desenvolvido e mantido pela ASCOM (Assessoria de Comunicação)