CAPSi Florescer: acolhimento que transforma vidas com cuidado e amor à saúde mental em Senhor do Bonfim

Inaugurado no mês de maio dentro da programação do projeto 30 Dias + Saúde, o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil – CAPSi Florescer já é um importante marco na rede de saúde de Senhor do Bonfim. Voltado para crianças e adolescentes de até 17 anos, 11 meses e 29 dias com transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles associados ao uso de substâncias psicoativas com prejuízo funcional e/ou risco associados.

Para o prefeito Laércio Júnior, o CAPSi representa mais um importante avanço da gestão na construção de uma saúde cada vez melhor. “Nosso compromisso é cuidar das pessoas. O CAPSi é mais do que um equipamento de saúde, é uma resposta humanizada para quem mais precisa, especialmente nossas crianças e adolescentes. Com acolhimento, estrutura e profissionais qualificados, o CAPSi Florescer vem para promover inclusão, autonomia e cuidado”, afirmou.



Funcionamento

O equipamento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, atende por demanda espontânea e encaminhamentos da rede Inter setorial. Desde sua implantação, já acolheu 90 crianças e adolescentes, e atualmente conta com 70 usuários cadastrados e em acompanhamento ativo.



O atendimento

É realizado por uma equipe multiprofissional composta por médico especialista em psiquiatria, médico pediatra, enfermeiro, psicólogo, assistente social, farmacêutico, oficineiro e técnico de enfermagem. Desde a sua fundação já foram realizados 63 atendimentos com psicólogos, 53 atendimentos de psiquiatria, 12 atendimentos com enfermeiro, 14 atendimentos com assistente social, 12 atendimentos pediátricos, além de oficinas terapêuticas e visitas domiciliares.



Aprovação

Mãe de um dos pacientes atendidos, dona Michely Castro emocionou-se ao falar do impacto do serviço na vida do seu filho Enzo. “Esse lugar representa esperança. Ver meu filho sendo cuidado com carinho, atenção e profissionalismo me dá a certeza de que ele pode se desenvolver e ter uma vida saudável e digna. A chegada do CAPSi é a realização de um sonho.”

 

 


Texto: Ascom PMSB

Pular para o conteúdo