Símbolos Oficiais

Destacam-se três símbolos que nos remetem ao nosso orgulho de sermos bonfinenses: o brasão, a bandeira e o hino:

Brasão do Município

Brasão do Município de Senhor do Bonfim

Brasão do Município de Senhor do Bonfim

A coroa encimada representa a origem colonial e histórica de Bonfim, relacionada à Casa da Torre e à Coroa Portuguesa; a cruz, central, lembra-nos a origem cristã do município, que desde os seus primeios momentos fez erigir uma pequena capela em homenagem a Jesus Cristo, sob o título de Senhor do Bonfim; os quatro campos em verde e azul referem-se à exuberância da natureza do município e às principais atividades econômicas municipais: a agropecuária e a forte presença quer do gado vacum quer do gado caprino.

Bandeira do Município

Bandeira de Senhor do Bonfim

Bandeira de Senhor do Bonfim

Trazendo um sol brilhante ao centro, ali se localizam as letras iniciais do município (SB) e pontos que se referem aos distritos ou principais localidades do interior (Quicé, Carrapichel, Tijuaçu, Missão do Sahy e Igara); as faixas em diagonal representam as cores do Brasil (em cima) e as cores do município (embaixo). As cores são confirmadas nas três listras que compõem o fundo do símbolo: o vermelho, o branco, o verde e o azul.

Hino do Município

O hino do município consegue sintetizar o passado histórico, o presente brihante e o futuro promissor da terra. Há referências à origem voltada aos tropeiros, que descansavam à margem da lagoa, hoje Praça Simões Filho, aos boiadeiros, à beleza da serra que abraça a cidade; o pioneirismo e a saga do povo que deu origem ao município se fazem presentes, ao lado da grande feira, abrindo-se caminho ao desenvolvimento, que é simbolizado pela indústria. O autor e poeta Jairo Simões consegue dar às lides econômicas o rosto de nossa gente lutadora e sofrida da zona rural.

EXALTAÇÃO A BONFIM
Letra e música: Jairo Simões

Descanso de tropeiro
No meio do sertão
Caminho de bandeirantes
Descobrindo o nosso chão
Aqui ficaram boiadeiros
Bravos pioneiros
De laço e gibão
Em torno, a Serra do Espinhaço,
Num amistoso abraço,
Lhe dá proteção
Vila Nova da Rainha
Uma história p’ra contar
São lutas de um povo
Por tudo o que é novo
Na certeza de que vai ganhar
Salve o lavrador
Que os campos refaz
E p’ra nossa feira
Muito nos traz
Salve o comércio e a indústria
Na lida sem fim
Viva Bonfim.

Imagens


128 anos Agenda do Prefeito Aniversário da Cidade ASCOM ação social bahiatursa comércio e turismo concurso público convite cultura decreto dr. correia educação esporte exoneração guerra de espadas infraestrutura licitação licitações meio ambiente mutirão nota de esclarecimento Palestras professor nível superior Programa Segundo Tempo Programação reforma reunião saúde seca secretaria de agricultura Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social secretaria de cultura secretaria de educação Secretaria de Indústria Comércio e Turismo secretaria de infraestrutura Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano secretaria de saúde Semana Santa senhor do bonfim sict São João são joão 2013 Vacinação Zona Rural

Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim - Governo Uma Nova Realidade.
Praça Juracy Magalhães, 126, Senhor do Bonfim - BA, CEP: 48970-000 Telefone: (74)3541-8397
Dúvidas, Críticas ou Sugestões? Ligue Ouvidoria: 0800-284-1616 (e-Mail: ouvidoria@pmsb.ba.gov.br)

Desenvolvido e mantido pela ASCOM (Assessoria de Comunicação)